Dia Mundial da Voz

Autoria: Mara Behlau

A voz humana é um dos aspectos mais importantes da projeção da personalidade, caracterizando, em grande parte, o modo como nos relacionamos com o mundo.  Para a maioria das pessoas, a voz é o que automaticamente sai da boca ao se falar, mas o valor real desse comportamento só é percebido numa situação de limitação, problema ou perda de voz.

Arcos faríngeos de um feto

O desenvolvimento do ser humano é acompanhado, de modo paralelo, pelo desenvolvimento da voz, presente desde o nascimento.

Embora as condições genéticas sejam reconhecidamente a base da construção da identidade vocal, são a interação com o ambiente cultural e as características de personalidade que determinam o som da voz que representa um indivíduo.

 

Comunicar informações e emoções, por meio da voz, é essencial para as relações sociais e para garantir a sobrevivência do ser humano. O comportamento vocal está relacionado às formas com que o indivíduo usa a voz para interagir e reflete o perfil de resposta individual aos relacionamentos interpessoais, no meio social em que o indivíduo vive. Comportamentos vocais podem expressar necessidades fisiológicas ou psicológicas, reações a estímulos sociais, hábitos ou uma combinação desses fatores; pode ser também uma manifestação emocional específica de profissionais da voz, sejam eles de natureza artística, como cantores e atores, ou não artísticas, como professores e vendedores (Behlau 2008).

Um desafio adicional, além de a voz ser o elemento carregador das emoções e a base do desenvolvimento da linguagem, é seu uso profissional. Indivíduos com distúrbios de voz são julgados mais negativamente em relação aos que têm vozes normais (Amir, Levine-Yundof, 2013) e enfrentarão ainda maiores dificuldades se usarem as suas vozes em situações profissionais. Um pequeno problema de voz num cantor ou ator pode comprometer definitivamente a sua carreira artística.  Porém, a boa notícia é que a maioria das alterações vocais é benigna e pode ser tratada, desde que corretamente diagnosticada.

Em 1999 foi criado no Brasil o Dia da Voz e, a partir de 2002, em uma ação capitaneada por Portugal, essa celebração passou a ser internacional (Svec, Behlau 2007).  Sempre achei muito emblemático esse histórico que envolve Brasil e Portugal com a celebração da voz humana e com a responsabilidade de ter disparado um movimento internacional de maior conscientização da importância da voz e de criar alertas sobre os problemas de voz.

Além desse importante propósito de desenvolver conscientização sobre os riscos de se ter um problema vocal e disseminar as inúmeras possibilidades de tratamento, o Dia Mundial da Voz celebra a interdisciplinaridade e o maravilhoso cenário das possíveis interações entre artes e ciências, ilustrado por maravilhosas contribuições de fonoaudiólogos, médicos, cientistas vocais, professores de canto, preparadores vocais e professores de oratória, ao redor do mundo.

Se você organizou um evento durante o mês de abril para celebrar a voz humana, oferecer a possibilidade de uma triagem vocal ou ainda disseminar conhecimentos importantes, não se esqueça de registrá-lo e reforçar a importância de seu país no Mapa da Voz! Visite o portal www.world-voice-day.org e veja como o mundo está ficando cada vez mais sonoro com a celebração da voz humana.

Mara Behlau
Fonoaudióloga
Coordenadora do portal www.world-voice-day.org

 

Onde posso encontrar mais informação?

Behlau M. Lessons in voice rehabilitation: Journal of Voice and clinical practice. Journal of Voice. 2018.  [Epub ahead of print]

Amir O, Levine-Yundof R. Listeners’ attitude toward people with dysphonia. Journal of Voice. 2013;27:524.e1-10.

Svec JGBehlau M. April 16th: the World Voice Day. Folia Phoniatr Logop. 2007;59(2):53-4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *